Poluição do ar pode provocar novos casos de diabetes

Poluição do ar pode provocar novos casos de diabetes

De acordo com um estudo publicado pela revista Lancet Planetary Healthy, um em cada sete novos casos de diabetes é causado pela poluição do ar. A ligação entre a doença e a falta de ar puro já havia sido apontada por pesquisas anteriores.

Os autores do estudo da faculdade de medicina de Washington em Saint-Louis, nos Estados, afirmam que a poluição contribuiu para o desenvolvimento de mais de 3 milhões de novos casos de diabetes em todo o mundo em 2016.

“Acreditamos que a poluição reduz a produção de insulina e provoca inflamações, impedindo o corpo de transformar a glicose do sangue em energia”, acrescentaram. Eles estabeleceram um modelo estatístico para ver em que medida a poluição do ar poderia explicar o desenvolvimento da doença, levando em consideração fatores que favorecem à diabetes, como no caso da obesidade.

Países como a Índia, Afeganistão e Guiana, que não respeitam os limites impostos com relação à emissão de gases poluentes, têm apresentado maior taxa de diabetes decorrente da poluição do ar. Em contrapartida, em países que respeitam os limites, como no caso da França, Finlândia e Islândia, há menos casos da doença.

Recomendados para você