5 problemas de saúde que podem ser ocasionados pela má higiene bucal

5 problemas de saúde que podem ser ocasionados pela má higiene bucal

Cuidar da saúde bucal é importante não apenas pela estética e por conta de doenças bucais como cáries, gengivite, tártaros e outras que costumam atingir os dentes, mas também para prevenir outros problemas que podem ser originados na região bucal, mas espalhados para outras partes do corpo, como é o caso da endocardite bacteriana.

A limpeza inadequada e a falta de uso do fio dental favorecem a proliferação de bactérias que podem causar infecções e agravar lesões, como as provocadas por próteses e pontes mal ajustadas à boca.

E não cuidar da boca pode ser fatal: no ano passado, em novembro, o Ricardo Bueno, do grupo Dominó, acabou falecendo devido a uma infecção generalizada causada por um abcesso dentário, que é uma infecção bacteriana, que pode ser consequência de cáries não tratadas, falta de manutenção de restaurações antigas ou lesões nos dentes.

"Apesar do risco de consequências graves, como paralisias e até óbito, a prevenção é muito simples, basta manter bons hábitos de higiene e cuidados com a saúde bucal, com visitas semestrais ao dentista e hábito de usar escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizar fio dental", afirma a odontologista Fernanda Guerino.

Outro caso de infecção é o da modelo Renata Banhara, que após receber tratamento inadequado em um dente infeccionado, o mesmo decidiu se manifestar seis anos depois com uma infecção generalizada na mandíbula. Por conta disso, ela precisou remover parte do osso da mandíbula, comprometendo os movimentos faciais.

"No entanto, há uma série de outras doenças que podem ser causadas pela falta de cuidados com a saúde bucal, algumas menos graves, mas todas podem ser evitadas", continua a odontologista. Confira a lista de algumas das doenças:

Cáries

Sem dúvidas uma das consequências mais comuns por falta de higiene bucal. Elas surgem a partir de resíduos de alimentos que permanecem em contato com os dentes, atraindo bactérias e causando produção de ácidos que podem destruir as estruturas dos dentes. Se não for tratada rapidamente, ela pode evoluir e causar a morte da polpa do dente, formando abcessos e até mesmo infecção.

Gengivite

A gengivite surge quando há um acúmulo de placa bacteriana na área bucal, causando inflamação da gengiva, inchaço e sangramentos. Se essa placa não for removida, ela começa a endurecer e formar o tártaro, que se adere ao dente e pode destruí-lo progressivamente. A gengivite também pode evoluir para periodontite.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite não tratada e inclui sangramentos, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e pode ocasionar até a perda do dente. No entanto, muitas vezes a doença não apresenta sintomas e apenas a ida frequente ao dentista pode contribuir com a descoberta da doença antes que a estrutura dentária seja afetada de forma irreversível.

Afta

Não foi descoberta ainda a causa específica do aparecimento de aftas, mas a má higiene bucal pode contribuir com o seu surgimento e dificultar a sua cura. Apesar de desaparecer em até duas semanas, os ferimentos na mucosa da boca costumam causar bastante desconforto.

Endocardite Bacteriana

Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, a endocardite bacteriana é uma infecção que pode levar ao óbito, já que afeta diretamente o coração quando bactérias bucais entram no sistema sanguíneo, causando danos ao revestimento interno do coração.

"Simples cuidados diários e acompanhamento com dentistas podem evitar uma série de doenças que podem trazer ou desconforto ou então situações mais sérias", finaliza Fernanda.

Consultório

Rua Siqueira de Moraes, 578 7º Andar sala 704 - Centro
11 4807-5284
11 97206-2940

Recomendados para você