Nutricionista esclarece mito dos alimentos congelados: "eles conservam todos os nutrientes"

Nutricionista esclarece mito dos alimentos congelados: "eles conservam todos os nutrientes"

Você pode já ter ficado na dúvida quando o assunto é alimentos congelados. Comprar ou não comprar? Será que eles são saudáveis?

Você pode ficar tranquilo de uma vez por todas. A nutricionista e consultora nutricional Elisabeth Pellegrini, explica que verduras, legumes e frutas não perdem os nutrientes quando submetidos ao congelamento de forma correta.

"É mito que no congelamento se perdem nutrientes. Tudo o que dá cor ao alimento e, portanto, os nutrientes, continuam lá. Nas cores estão, por exemplo, os flavonóides", detalha.

Flavonóides são compostos bioativos do grupo dos polifenóis encontrados em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja e tem como função a proteção das plantas contra danos oxidativos. São pigmentos vegetais de cores azul, azul avermelhado e violeta.

"Vamos supor: uma cenoura, por exemplo, ela vai perder a cor depois de três ou 4 meses de congelamento. E mesmo assim vai perder somente a Vitamina C presente", explica.

E se as verduras e legumes passarem pelo processo seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de vigilância alimentar, também podem conservar o sabor e a textura.

"Em empresas sérias que trabalham com os produtos congelados, como a De Marchi, por exemplo, ela tem que procurar laudo de procedência do alimento, coisa que a gente compra in natura no mercado ou na feira e não sabe exatamente de onde vem", compara a especialista.

A quantidade de agrotóxicos, o tipo de colheita, tipo de coleta, dentre outros fatores são necessários para certificar a qualidade do produto congelado. "Eles obedecem a alguns padrões muito mais rigorosos do que quem vende o produto in natura, em que não se exige quase nada", diz.

No caso da De Marchi, que trabalha com produtos para exportação, o rigor de qualidade é ainda mais alto segundo a nutricionista. "Aí muda ainda mais o parâmetro. Na Europa, só se aceitam alimentos que tenham quantidade limitada de agrotóxicos e com todo o padrão de qualidade internacional que exigem", ressalta.

"Nestes casos o consumidor pode ficar ainda mais tranquilo, porque o padrão de exigência europeu, por exemplo, é muito alto".

Ela garante que indústrias de referência não trabalham com nenhum aditivo, nem açúcar ou adoçantes, ao alimento congelado. "Posso afirmar que alimento congelado de procedência boa não tem nenhum tipo de aditivo".

Garantia de qualidade

As frutas, verduras e legumes que vai passar pelo processo de congelamento, geralmente são colhidos em seu ponto certo de maturação. Depois passam pelo processo de forma quase imediata.

A técnica de ultracongelamento é um desses processos. Nela, o alimento é congelado o mais rápido possível a temperaturas que alcançam 40 graus negativos. Isso garante maior conservação de sabor, textura, cor e cheiro.

Com essa técnica, os micro-organismos potencialmente nocivos são mortos e a vida útil do alimento aumenta, segundo a especialista.

Congelados mais saudáveis

De acordo com pesquisas realizadas pela organização Leatherhead Food Research e pela Universidade de Chester, ambas na Inglaterra, duas em cada três frutas e legumes congelados apresentam mais vitaminas e antioxidantes do que os frescos mantidos há três dias na geladeira. Os dados são do jornal Daily Mail.

No levantamento, descobriram que brócolis congelados tinham níveis mais elevados de vitamina C, luteína e quatro vezes mais betacaroteno. O fresco, por sua vez, pontuou melhor em polifenóis, que ajudam a prevenir o câncer.

Cenouras congeladas tinham três vezes o valor de luteína e o dobro de betacaroteno, além de apresentarem mais vitamina C e polifenóis. Brotos congelados pontuaram mais alto em todas as medições.

SAIBA MAIS - Conheça a linha de legumes congelados da De Marchi

Recomendados para você