10 benefícios que a prática da Yoga proporciona

10 benefícios que a prática da Yoga proporciona

A Yoga é uma prática milenar que reúne uma série de conhecimento e exercícios que visam trabalhar o corpo e a mente, unindo técnicas de respiração, posturas e exercícios de interiorização, por meio da meditação.

Mais do que relaxar, corrigir a postura e se exercitar, o yoga traz uma série de outros benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

Auxilia no tratamento de depressão e ansiedade

A Yoga, por trabalhar a questão do relaxamento e da meditação, é uma ótima aliada no combate da ansiedade e da depresão. A prática também eleva os níveis de serotonina, transmissor que diminui quando as pessoas estão deprimidas. Ela também estimula o ácido gama-aminobutírico (GABA), que integram o sistema nervoso central e são responsáveis por deixar as pessoas mais calmas.

Combate dores crônicas

De acordo com vários estudos, a combinação de poses e meditação reduz dor em pessoas com artrite, problemas nas costas, fibromialgia, síndrome do túnel carpal e outras doenças crônicas.

Você fica mais focado

A Yoga auxilia as pessoas a ter uma mente mais focada, por ser uma disciplina de controle mental. O foco e a concentração são estimulados durante a meditação e, dessa forma, praticantes regulares se mostram menos distraídos com situações exteriores quando precisam focar em algo específico, seja na vida pessoal ou profissional.

Melhora a flexibilidade

Durante as aulas, os alunos precisam se alongar e fazer alguns tipos de posições, enquanto meditam. No início pode parecer um pouco mais difícl, mas com a prática os alunos ficam cada vez mais flexíveis e resistentes, tudo graças ao alongamento que vira rotina.

Fortalece os músculos

Além da flexibilidade, os exercícios de alongamento promovem um fortalecimento dos músculos. Isso é importante para prevenir doenças como artrite e outros tipos de dores musculares.

Fortalece os ossos

Além de fortalecer os músculos, a yoga também fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose, muito comum em idosos. O fortalecimento se dá por meio das posições feitas durante as aulas, que requerem que você levante seu próprio peso, algumas delas específicas para os ossos dos braços, os mais vulneráveis a fratura por osteoporose.

É ótimo para a TPM

Além da Yoga, como já citado, estimular a serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA), promovendo o relaxamento e diminuindo a tristeza, a prática também equilibra os hormónios, auxiliando nas oscilações de humor típicas da TPM.

Indicado para atletas

Para atletas, em especial aqueles de esportes de alto rendimento, a Yoga promove uma série de benefícios: maior mobilidade, consciência, capacidade respiratória, maior foco e concentração, além de evitar lesões por conta dos fortalecimentos do osso e do músculo.

Melhora a corrente sanguínea

Por meio dos exercícios de relaxamento, o sangue flui melhor, já que as células são oxigenadas. A Yoga turbina os níveis de hemoglobina, célula que carrega o oxigênio para outros tecidos. Dessa forma, o sangue mais fino pode prevenir situações como ataques cardíacos e derrames.

Ajuda a emgrecer

Além de auxiliar na tonificação dos ossos e músculos, a prática pode ajudar quem busca emagrecer, em especial aquelas pessoas que sofrem de problemas como ansiedade e descotam na comida. Além disso, por conta das poses e da força que é necessário fazer em alguma delas, uma aula de yoga pode fazer com que os praticantes percam até 298 calorias.

E aí, que tal começar a praticar Yoga?

Serviço 

Aula de Yoga na Céltica Academia
Terça e Sexta das 7h às 7h30
www.academiaceltica.com.br
Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí
Telefone: 4582-1646

Recomendados para você