Conheça alguns mitos e verdades sobre a cirurgia ortognática

Conheça alguns mitos e verdades sobre a cirurgia ortognática

Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia ortognática possui diversos mitos, que muitas vezes podem causar uma má impressão ou medo, quando muitas das vezes, é algo que não tem fundamento.

A cirurgia ortognática é um procedimento para solucionar problemas com o maxilar e mandíbula e, consequentemente, melhorar a estética facial.

Conheça os mitos e verdades mais comuns aqui:

A cirurgia deixa cicatrizes aparentes

Este é um dos mitos mais comuns. O procedimento todo é feito na parte interna da boca, garantindo que o paciente não tenha nenhuma cicatriz externa.

O nariz vai ficar mais largo após a cirurgia

Mito! Quando reposicionamos o maxilar superior para anterior, há um alargamento da base do nariz, porém podemos controlar isso com um procedimento chamado sutura da base alar.

Após a cirurgia, o paciente não pode abrir a boca

Atualmente isso é um mito. Com os avanços atuais, o paciente poderá ter o movimento normal da boca no pós-cirúrgico, através da inserção de placas e parafusos na estrutura da maxila e mandíbula. Com isso, o paciente terá apenas restrição na mastigação, para não sobrecarregar a região operada.

O paciente deve seguir um programa de alimentação antes e depois da cirurgia?

Verdade. Alguns meses antes da cirurgia, o paciente deve começar a se alimentar conforme indicado por um nutricionista, também seguindo um cardápio para cada etapa do pós-cirúrgico. A alimentação é essencial para que o organismo obtenha os nutrientes necessários para auxiliar na recuperação e no período de restrição alimentar no pós-cirúrgico.

A cirurgia é apenas estética

Mito! Com a correção da posição da maxila e mandíbula, é possível ampliar as vias aéreas e melhorar o selamento labial nos casos em que isso é necessário. Com estas melhoras, o sono e as atividades diárias do paciente melhoram muito! Um exemplo bem comum que gostamos de utilizar é que alguns pacientes antes da ortognática, reclamam que não conseguem abrir com os dentes um sachê de ketchup, ato que se torna simples após a recuperação.

 

No pós-cirúrgico só os analgésicos bastam

Verdade. Na maioria das vezes, as dores no pós-cirúrgico são facilmente aliviadas com analgésicos, exceto durante a internação, onde o cirurgião BMF controla os medicamentos do paciente.

Mas, atenção, o procedimento deve ser feito por um cirurgião BMF, para que seja seguro.

saiba como melhorar a harmonia do rosto evitar roncos e problemas com mastigacao 1Dr. Fernando Zahorcsak, cirurgião Buco-maxilo-facial.

Quem quiser saber mais sobre o assunto ou marcar uma consulta para conhecer o procedimento e entender se é indicado para você, o Dr. Fernando Zahorcsak atende na Rua Professora Raquel Carderelli, 117, no Anhangabaú, telefone (11) 4521-5680 e (11) 94212-4650 (vivo).

Recomendados para você