Nova UBS Maringá tem espaço dedicado para atividades

Nova UBS Maringá tem espaço dedicado para atividades

O primeiro quiosque do conceito Nova UBS, entregue pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), passa a receber os grupos terapêuticos da Unidade Básica de Saúde Nova UBS Maringá. O objetivo do espaço é reunir usuários de práticas integrativas para prevenção das doenças e promoção da qualidade de vida entre os moradores. 

Além de atender aos grupos do equipamento público, o espaço pode ser usado pela comunidade, a partir de agendamento, para atividades educativas. O mesmo modelo de quiosque também será entregue na UBS Tulipas, que passará a contar com o conceito Nova UBS até o final deste ano.


Luiz Santana, 64 anos, participou de um grupo do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Nova UBS Maringá, há seis semanas. Agora, em nova etapa, se fortalece contra as recaídas e serve de exemplo para quem está iniciando o caminho para deixar o cigarro longe da vida. “Fumei por 50 anos. Larguei há um mês e meio, quando participei do primeiro grupo, que tinha os encontros realizados no salão da igreja. Agora, aqui na UBS é melhor. Estou feliz em ter abandonado o cigarro. Ainda sinto um pouco de cansaço, mas é impacto de 50 anos de fumaça”, comenta.

Zilda de Andrade, 47 anos, iniciou no grupo PAIT da Nova UBS Maringá pela terceira vez. “Eu já consegui abandonar por duas vezes com a ajuda dos grupos. Fiquei anos longe do cigarro, mas com a morte da minha avó, há três anos, acabei retomando o vício. Agora, que tenho um netinho a caminho, quero deixar de fumar para cuidar dele”, conta a mulher.

O grupo para auxílio aos tabagistas é apenas uma das atividades que passam a usar o espaço, anexo ao equipamento de saúde da Vila Maringá. De acordo com a enfermeira do local, Jéssica Ferreira Costa, o quiosque atenderá, além do grupo PAIT, aulas de artesanato, Lian Gong e Biodança. “As atividades fazem parte das atividades integrativas desenvolvidas para atender a população usuária. Com a disponibilização do espaço, o atendimento que antes era feito em locais cedidos, é centralizado, melhorando o acolhimento à população”, detalha.

A construção foi realizada em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). A UBS Tulipas será a próxima a receber o mesmo espaço e o conceito Nova UBS, com os programas Posso Ajudar (servidor dedicado a atender e orientar os usuários durante todo o período que estiver na UBS) além do Guardião da Saúde (totem para o usuário classificar o serviço oferecido e o atendimento recebido na Unidade”.

Recomendados para você