Quatro UBSs ficam abertas neste sábado (4) para vacinar contra o Sarampo e Polio

Quatro UBSs ficam abertas neste sábado (4) para vacinar contra o Sarampo e Polio

Neste sábado (4) se inicia a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em Jundiaí, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam exclusivamente para a imunização de crianças entre um ano a quatro anos de idade, das 8h às 17h. A expectativa é imunizar 19 mil crianças e, com isso, reduzir a possibilidade de circulação dos vírus entre a população.

As UBSs Novo Horizonte, Tamoio, Vila Rami e Morada das Vinhas funcionam exclusivamente para a imunização da população da faixa etária, independente de já estar imunizado contra as doenças ou não.

“Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. Já a cobertura vacinal para Poliomielite inativa, até maio de 2018, tem cobertura de 95,52% da população abaixo de um ano. No ano passado todo, a cobertura foi de 97%. É preciso que os pais se previnam e levem os filhos para vacinar e evitar a ocorrência de sarampo – que já é registrado em alguns estados -, além de evitar a reintrodução do vírus da polio”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, lembrando que é necessário levar a caderneta vacinal das crianças.

A campanha, no entanto, terá continuidade até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs. No ‘Dia D’, organizado para o dia 18, todas as unidades (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h. A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose.

Recomendados para você