Pressão alta é principal causa de problemas renais

Pressão alta é principal causa de problemas renais

A pressão arterial elevada é tida como principal causa de insuficiência renal. É alarmante o número de brasileiros hipertensos: na última década, houve um aumento de 14,2% nos diagnósticos, segundo o Ministério da Saúde. Silenciosa, a doença, que não tem cura, exige cuidados na prevenção e no tratamento.

Nesta quarta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, é importante lembrar que bons hábitos podem prevenir o problema, associado a 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Aferir a pressão arterial regularmente é importante, especialmente a partir dos 55 anos de idade, quando aumentam em 90% as chances de um quadro de hipertensão.

Normalmente, a pressão fica elevada quando as artérias se contraem. O coração então precisa bombear o sangue com mais esforço que o normal. Acima de 14 por 90, o paciente está com pressão alta. O valor de 12 por 80 é considerado ótimo e o normal, de 13 por 85. No caso de pessoas com risco de diabete e doença renal, o ideal é ter a pressão em 13 por 80.

Além do fator hereditário, o desenvolvimento da hipertensão está atribuído muitas vezes a hábitos como o tabagismo, consumo de bebida alcoólica, glicemia elevada, sedentarismo, obesidade e má alimentação. Fundamental na regulação da pressão sanguínea, o rim sofre em situações como essas, já que trabalha em dobro para excretar sódio e água, com redução do volume sanguíneo.

Por ano, estima-se um aumento de 10% dos diagnósticos de Doença Renal Crônica causada pela hipertensão. “As lesões renais surgem por conta da rigidez das artérias e na perda do processo de auto-regulação renal. A diminuição do fluxo sanguíneo e o excesso de sódio contribuem com a perda da função renal”, explica Maria Gabriela Rosa, nefrologista da Renal Quality, centro especializado em nefrologia em Jundiaí.

A prática de exercícios físicos pode ser uma aliada em potencial para combater a hipertensão. “O recomendável é adotar uma rotina de 30 minutos de atividade física por dia. A alimentação consciente e a redução do consumo de tabaco e álcool são outras atitudes importantes para quem quer preservar os rins e prevenir também o risco cardiovascular”, completa.

Combater a pressão alta exige também mudanças na alimentação. A dica é evitar abusar do sal, condimentos, caldos prontos e produtos industrializados. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) recomenda o consumo de alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, além do uso de temperos naturais e produtos lácteos desnatados.

Fonte: Renal Quality - salas A e 101 B do Uffizi Business & Medical Center, à rua Anchieta, 204, Vila Boaventura.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-8234 e 4521-8263.

Recomendados para você