Semana Mundial da Imunização lembra a importância das vacinas

Semana Mundial da Imunização lembra a importância das vacinas

Segue até a próxima sexta-feira (28) a Semana Mundial da Imunização 2017 promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano o tema “Vacinas Funcionam” tem o objetivo de promover a imunização de diversas pessoas de todas as idades contra vários tipos de doenças.

A preocupação da OMS é que atualmente ainda existem cerca de 19,4 milhões de crianças não vacinadas ou com esquemas vacinais incompletos em todo o mundo, e a conscientização da população em relação à imunização é muito importante pois, as vacinas podem salvar milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e mais economicamente viáveis.

Em Jundiaí a vacina contra a gripe H1N1 e a vacina da febre amarela estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, As pessoas que apresentam vacinas em atraso também devem procurar uma UBS e colocar em dia a carteira de vacinação.

Febre Amarela

Por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde vai estenderá a vacinação contra a febre amarela à zona rural de Jundiaí. As doses serão aplicadas casa a casa somente entre os moradores dos bairros Jundiaí-Mirim, Roseira, Toca, Mato Dentro, Caxambu e Rio Acima.

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela na região de Jundiaí, onde casos foram confirmados em municípios próximos (Campinas e Vinhedo), o Departamento Regional de Saúde optou por incluir a vacinação na zona rural e proteger esses moradores antes que o vírus comece a circular no município.

Vale ressaltar que, até o momento, Jundiaí não apresenta caso positivo em humanos ou em macacos”, reforça a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

H1N1

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 17 de abril e está disponível pelo SUS e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A/H1N1. A/H3N2 e Influenza B.

Nesta segunda-feira (24) teve início a etapa de vacinação para gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com a Vigilância Epidemiológica cerca de 4 mil grávidas devem ser vacinadas em Jundiaí.

Novas Datas H1N1

A partir de 2 de maio – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, conforme quadro abaixo (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina);

A partir de 8 de maio – Professores (mediante apresentação de documento que comprove a profissão);

Para o grupo de risco, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

No dia 13 de maio, ‘Dia D’ da campanha, a vacinação será nas UBSs do Agapeama, Central, Jardim Guanabara, Vila Hortolândia, Morada das Vinhas, Jardim Novo Horizonte, Vila Rami, Jardim Tamoio e Jardim Tarumã e Jardim Novo Horizonte, das 8h às 17h.

Recomendados para você