Obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros, aponta pesquisa do Ministério da Saúde

Obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros, aponta pesquisa do Ministério da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (17) a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, e nos últimos dez anos a população obesa no país cresceu 60%.

Para saber se a pessoa é obesa ou está acima do peso, temos que calcular o Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado, se o resultado for igual ou maior que 25 a pessoa é considerada como excesso de peso e valores maiores de 30 kg/m2, são classificadas como obesas.

Segundo o levantamento, um em cada cinco pessoas no País estão acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.

Os números fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais brasileiras. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53,2 mil pessoas maiores de 18 anos.

“O Ministério da Saúde tem priorizado o combate à obesidade com uma série de políticas públicas, como Guia Alimentar para População Brasileira. A alimentação saudável aliada à prática de atividade física nos ajudará a reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão na população”, declarou o ministro Ricardo Barros.

Álcool

Outro dado apontado pela pesquisa foi o consumo abusivo de álcool: em 2006, era de 15,7%; dez anos depois, passou para 19,1%. Segundo o ministro, o crescimento se deu principalmente pela alta na ingestão de álcool por parte das mulheres. Nos últimos dez anos, o consumo abusivo de bebida alcoólica pelo público feminino atingia 7,8% da população. Em 2016, o índice foi de 12,1%.

“As mulheres estão mais na cervejinha. O índice cresceu mais de 50% para consumo abusivo de bebida alcoólica para as mulheres”, disse Ricardo Barros.

Recomendados para você