População do Vetor Oeste comemora entrega da UPA e Clínica da Família

População do Vetor Oeste comemora entrega da UPA e Clínica da Família

A entrega dos dois maiores equipamentos de saúde de Jundiaí, que aconteceu na manhã de sábado (1), no Novo Horizonte, marcou o início das festividades pelos 363 anos do Município com muitos elogios da população.

A Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) passam a integrar a rede de saúde oferecendo atendimento em atenção básica – promoção e cuidado com a saúde – e urgência e emergência. A solenidade foi marcada por atividades culturais e apresentações de entidades e organizações instaladas naquela região.

“Este é um modelo inovador, que tratá resolutividade na saúde. Teremos a promoção da saúde, feita pela Clínica da Família, que é a atenção básica. Além do tratamento de urgência e emergência, da UPA 24H Vetor Oeste, que compartilhará os exames de ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e análises clínicas com o serviço básico.

Sistemas que, atuando em conjunto com o Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – que terá uma unidade no complexo -, facilitará o acesso da população aos tratamentos, já que não necessitarão se deslocar daqui para ter a sua demanda em saúde atendida, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Não é fácil fazer uma entrega de dois equipamentos deste porte. São os maiores serviços de saúde que temos na cidade, e que terão os modelos copiados para os demais vetores. É um atendimento completo. A estimativa é de que com a operacionalização do sistema integrado, as demandas dos Pronto-Socorros dos Hospitais Universitário e São Vicente de Paulo, sejam reduzidas em 25%”, comenta o Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Francisco Pires Leite, 57 anos, é morador no Almerinda Chaves e foi conferir as melhorias que farão parte do cotidiano dos moradores. “Estamos muito felizes com esses serviços. A população precisa muito”, comentou o homem, que acompanhou as reuniões realizadas pelos gestores municipais naquela região para detalhar o funcionamento dos equipamentos.

Rose Santos, 43 anos, também espera ansiosa pelas melhorias. “Antes não tínhamos atendimento de urgência. Agora teremos aqui, com a UPA 24H, que terá até ortopedista para atender”, comemorou.

Célia Regina Moura Silva, integrante do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), saiu satisfeita com o que observou. “O que vimos aqui são serviços e prédios muito bons. Esperamos que a comunidade receba e cuide do patrimônio, que terá atendimento básico e de urgência e emergência”, destacou.

Recomendados para você