Jundiaí é a 2ª cidade do Estado que mais investe em saúde

Jundiaí é a 2ª cidade do Estado que mais investe em saúde

O ano de 2018 foi significativo para a cidade de Jundiaí, principalmente no quesito saúde pública. Com a conquista de verbas e inserção do município às principais redes de atenção do Ministério da Saúde, a cidade conseguiu se destacar como a segunda do Estado de São Paulo que mais investe nesta área.

E para 2019, Jundiaí já começa com saldo positivo, com a conquista de uma verba de R$ 1,5 milhão para aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário (HU) e uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em entrevista à TVTec, o Gestor de Saúde, Tiago Texera, avaliou o crescimento no município em 2017 e 2018 e mostrou expectativas para o ano de 2019, já que está nos planos da Prefeitura entregar outras 11 UBSs e chegar ao número total de 36 unidades entregues, atendendo às quatro propostas deste gestão: Nova UBS, Clínica da Família, Guardião da Saúde e o Posso Ajudar.

O Gestor reitera que a cidade também está inserida à programas do Ministério da Saúde, como a Rede de Urgência e Emergência, que credenciou tanto o Hospital São Vicente, quanto o Hospital Universitário. Neste ano, o HU também foi habilitado pela Rede Cegonhas, de assistência ao parto humanizado desde o pré-natal.

O Hospital São Vicente de Paulo também teve uma grande conquista em 2018, que foi receber o selo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), colocando o hospital na rede de atenção à oncologia. Há poucos meses, o horário de funcionamento da máquina de radioterapia foi ampliado e, segundo o Gestor, o paciente não espera mais de 60 dias para entrar com o tratamento.

R$ 1,5 milhão em equipamentos

O Gestor também informou que o número de leitos da UTI neonatal do HU vai dobrar com a verba recebida, contando, a partir disso, com mais leitos do que o hospital da Unicamp.

Ao Jornal de Jundiaí, Tiago destacou os principais equipamentos que serão adquiridos: 11 berços aquecidos para recém-nascidos, 18 incubadoras neonatais, 1 ultrassom diagnóstico para exames avançados, 1 central de monitoramente para UTI, 11 ventiladores pulmonares, 1 radiômetro, 1 cardioversor, 12 monitores multiparâmetros, além de estetoscópios e 1 incubadora para o transporte neonatal, entre outros equipamentos.

A verba já foi creditada no Fundo Municipal de Saúde e, posteriormente, será feito um convênio com a Faculdade de Medicina e o HU para o repasse do recurso e compra dos equipamentos, seguindo os critérios aprovados pelo o Ministério da Saúde. Devido ao processo licitatório, é esperado que os novos equipamentos cheguem ao HU no segundo semestre deste ano.

Recomendados para você