UBSs de Jundiaí oferecem exames para diagnóstico de tuberculose

UBSs de Jundiaí oferecem exames para diagnóstico de tuberculose

Neste mês de março acontece a 1ª Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios para diagnóstico de Tuberculose. A iniciativa faz parte das ações ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.

As ações são realizadas pela rede de Atenção Básica do Município. Jundiaí é reconhecida no Estado pelas iniciativas desenvolvidas contra a doença e pelo índice de cura acima do número avaliado pelo Ministério da Saúde (MS). O tratamento é oferecido gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em média, por ano, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), são registrados 100 novos casos da doença.

“A partir do diagnóstico da tuberculose é feito o tratamento e acompanhamento pela própria UBS de referência do paciente. A precocidade no diagnóstico aumenta a possibilidade de cura do paciente, sem sequelas e reduz a transmissão para outras pessoas, que tenham contato direto com o doente", comenta a médica da Vigilância Epidemiológica (VE), Sandra Ervolino, responsável pelo trabalho específico à doença.

Cerca de 70% dos casos de tuberculoses registrados são pulmonares. A doença é infectocontagiosa com alto índice de cura se tratado adequadamente.

“A tuberculose progride silenciosamente. Quando uma pessoa infectada tosse, elimina gotículas que contêm o bacilo de Koch, um micro-organismo minúsculo que, transmite a doença entre as pessoas que tenham contato contínuo", explica a médica da VE, Madalena Mayumi Namba Hirayama.

Os sintomas de tuberculose são: tosse persistente por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de ar, perda de peso, febre baixa, rouquidão e fraqueza.

Na ocorrência dos sintomas, é indicado que a pessoa busque por atendimento na UBS mais próxima. Os exames são oferecidos diariamente e os resultados são conhecidos em 48 horas.

"O tempo mínimo de tratamento é de 6 meses, sendo supervisionado pelas UBSs. Jundiaí é uma cidade que tem um trabalho intensivo no combate a essa doença, registrando percentuais acima de 85% de cura”, afirma Sandra.

Recomendados para você