Dia D intensifica a vacinação contra gripe em Jundiaí

Dia D intensifica a vacinação contra gripe em Jundiaí

Postos de saúde de todo o país ficaram de portas abertas durante todo sábado (04) para a vacinação contra gripe, dando continuidade nas ações iniciadas no dia 10 de abril.

 

Em Jundiaí (SP), foram aplicadas mais de 5 mil doses até o dia 28 de abril, tendo como prioridade no atendimento o público-alvo formado por crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas; idosos; trabalhadores da saúde e alunos da área; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; e profissionais da educação.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a dose da vacina contra a gripe demora até 10 dias para imunizar o organismo.

“Quanto antes for tomada, mais cedo será a imunização contra a doença. Deixar para depois pode facilitar o risco de contágio, gerar filas, uma vez que outros grupos serão inseridos em breve, conforme definição do Ministério da Saúde”, detalha a enfermeira.

Até o final da manhã do sábado já tinha sido vacinados em Jundiaí: 636 idosos; 14 gestantes; e 326 crianças. O balanço final será divulgado nesta segunda-feira (06).

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o dia 28 de abril, Jundiaí registrava sete notificações suspeitas para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que quatro ainda não foram confirmados.

As doses de vacina continuam sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento normal.

Recomendados para você